quarta-feira, 28 de maio de 2008

A INTERNET – Uma maravilhosa ferramenta moderna, ligando e reconectando pessoas

Aplica-se muito bem o termo que uma determinada força, um determinado meio, não é em si mesmo, portador do bem ou do mal. Depende do uso que dela ou dele se faz. O uso da energia contida no átomo pode ser extremamente benéfico ou extramente danoso para a humanidade. A eletricidade de nosso uso diário que causa tantos benefícios também pode matar, apenas para citar um exemplo.

Nos tempos modernos vemos seguidamente notícias dos crimes praticados via internet, mas vemos também os benefícios trazidos, para dizer sómente de um pequeno item, que é o uso que correio eletrônico oferece às pessoas. É disso que quero falar hoje. Tenho um amigo que costuma brincar dizendo: No mundo de hoje se você não tem um arroba ponto com, você não existe, você não é ninguém. Você não está no mapa.

Mas vamos à minha experiência vivida, da qual quero falar-lhes. Tinha um amigo músico, já falecido há uns dois anos, um grande acordeonista, José P. Kirszenwurcel, que foi aluno de Dona Edy Meirelles casada com o Sr. Arnaldo Meireles , que era radioamador, PY2FC e proprietário de uma casa de vendas de instrumentos musicais na rua Mauá em São Paulo, em frente à estação da Luz.

Eu conheci José Paulo, quando ainda éramos adolescentes, aí pelo anos de 1954, 1955. Conheci também um professor seu link: David Saidel que muitas vezes ouvi tocar quando ia até sua casa no bairro do Bom Retiro na cidade de São Paulo, junto com meu amigo José Paulo.

Um dia me perguntei: Puxa, onde andará o Prof. David Saidel, estará ainda vivo? Bom, pensei, para que temos a internet?. Fomos ao Google, e o descobri na cidade de São Carlos, onde tem um programa musical na rádio da (link)* Universidade Federal de São Carlos. Trocamos correspondência e fiquei sabendo que o Prof. Saidel não sabia do falecimento de seu ex-aluno e amigo.
*Programa "Escute Diferente" - Cordas e Acordeon - sábados, das 9 às 10 h.
Rádio UFSCAR FM 95,3 Mhz. (São Carlos) - SP

No inicio deste mês de maio recebi um convite do Sr. Lauro Valério, sócio de uma firma que está produzindo acordeões na cidade de Jaú - Valério & Sansovo, memorável cidade, berço do (link)comandante João Ribeiro de Barros, o primeiro sul americano a cruzar o Atlântico em 28 de Abril de 1927, para ir até esta cidade, onde teria uma apresentação musical do Prof. e maestro italiano Paolo Gandolfi.

Ao receber o convite do Sr. Valério fui logo perguntando se o prof. David estaria presente. Confirmada sua presença exultei ao pensar na alegria de encontra-lo. Pois foi o que aconteceu: No dia 25 de Maio de 2008, estive presente ao anfi-teatro do Jaú-Serve para assistir a apresentação do maestro italiano Paolo Gandolfi e pude rever o meu amigo musicista, e deliciar-me com maravilhosas composições musicais do maestro e outras peças de outros autores.

Pois está aí então um pequeno relato que mostra o benefício que esta ferramenta moderna, o e-mail, pode proporcionar, quer ligando pessoas que já se conhecem ou de pessoas com as quais tivemos contato há muitos anos, e cuja ligação acabamos por perder, mas que pode ser reconectada, graças à este moderno meio de comunicação.

O EVENTO:
O evento deu-se à Avenida João Sansovo, n. 1451, no anfi-teatro do Jaú-Serve., às 17 horas, na cidade de Jaú, no dia 25 de Maio de 2008. O anfi-teatro fica às margens da Via Cmte. João Ribeiro de Barros, à direita de quem vem de Araraquara para Jaú.

NOTA:
Aproveitamos o ensejo para divulgar que está aberta a inscrição para participar do 2º Concurso Internacional de Acordeonistas. O Concurso está sendo promovido pela Associação dos Acordeonistas do Brasil e pela Secretaria de Cultura de Jaú, o evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2008.


O candidato interessado, deverá ler o regulamento disponível no link: http://www.acordeon.com.br/concurso.html e seguir os passos para realizar a incrição. A estadia dos candidatos será gratuíta durante os dias do concurso. Este evento visa incentivar a cultura e o aprimoramento do músico brasileiro e sul-americano, e colocar o Brasil e a América do Sul, dentro do circuito internacional de concursos de acordeonistas.

FOTOS DO EVENTO:


O meu encontro, após mais de 50 anos com o Prof. David Saidel, que está ao lado de sua esposa.

Prof. David Saidel e o maestro Paolo Gandolfi.


O Maestro Paolo Gandolfi apresentando-se no Anfi-teatro do Jaú-Serve.

O Sr. Carlos Galizzia, maestro Gandolfi, e Lauro Valério.

O acordeonista Bruno Moritz vencedor I Concurso Internacional de Acordeão, realizado em Agosto de 2007 em Jaú, presente ao evento.

Dados da Fábrica de Acordeões em Jaú:

VALÉRIO Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Instrumentos Musicais e Produtos Eletrônicos Ltda
e-mail: acordeão@valerio.com.br

MAESTRO PAOLO GANDOLFI

O Maestro Paolo Gandolfi ao acordeão.

Nenhum comentário: