LANDELL DE MOURA - INVENTOR DO RÁDIO - UMA HOMENAGEM AINDA A SER PRESTADA.
São Paulo tem sido palco de grandes acontecimentos ao longo de sua história. Seu brasão traz uma inscrição a não deixar dúvidas sobre grandeza de seus propósitos e de sua altivez, pois pode-se ler a inscrição o seu lema: "Non ducor duco", e que do latim que estudei no Colégio Baptista Brasileiro, no bairro de Perdizes, nos anos 50, pude compreender o que significa: "Não sou conduzido, conduzo".
No entanto em meio a toda essa grandeza há que se registrar que as vezes algumas pessoas, investidas de poder num dado intervalo de tempo, praticam ações que não se consegue compreender, mesmo quando delas especialmente, se espera um comportamento com maior visão.
Estou a me referir a um busto do religioso e cientista (link) Roberto Landell de Moura que existia nos baixos do MASP - Museu de Arte de São Paulo - sendo à época seu diretor o saudoso Pietro Maria Bardi e que foi de lá retirado na administração da prefeita Luiza Erundina.
Os funcionários da prefeitura, por ordem não sei de quem, óbviamente alguém muito mal informado, sem cultura histórica, iam levá-lo para um depósito da prefeitura e que no entanto tiveram sua ação obstada pelo bravo italiano Bardi, que disse: Esse busto poderá não ficar aqui embaixo do museu, mas vocês não o levarão: Ficará conosco: "é vero"... e assim ficou lá por muitos anos, sob seus cuidados.
O busto de Landell, quando ainda estava guardado no Masp, antes de sua remoção para a LABRE - Liga de radioamadores brasileiros - Secção São Paulo - Bairro do Tatuapé - Ao lado do busto o autor deste blog - Luiz Netto.
O busto de Landell quando estava exposto ao publico nos baixos do MASP
(Cartão postal da época - Uma das sacadas do Belvedere na av. Paulista, situado onde hoje é o MASP, na Av. Paulista - construído em 1916 e demolido na década de 50) - Visão direta da serra da mantiqueira, o maior prédio que aí aparece é o Prédio Martinelli, que não existia à época, e foi inaugurado só em 1929. Portanto, condições ideiais para transmissão da voz humana via Luz, entre o Colégio Irmãs de São José, e a Avenida Paulista).
Visão aérea do MASP - Museu de Arte de São Paulo
Quando fiquei sabendo disto, falei com o ex-deputado estadual e radioamador Murilo de Sousa Reis, já falecido, um dos biógrafos do cientista, que foi quem transportou o busto de Portugal, da cidade do Porto até São Paulo.
Com o objetivo de recolocá-lo novamente em local público, procuramos à épóca o MIS - Museu da Imagem e do Som, porém também lá não o quiseram, alegando falta de espaço. O local tinha tudo a ver, pois afinal é o Museu da Imagem e do Som. Por fim ficou acertado com a direção do MASP que o busto iria para as instalações da LABRE - Liga de Radioamadores Brasileiros, aqui na cidade de São Paulo, no bairro do Tatuapé. É onde está atualmente o busto de Landell.
Infelizmente é muito pequeno ainda o universo das pessoas que conhecem aqui no Brasil a importância desse pioneiro das telecomunicações que antes de Marconi, 1893/1894 já fazia experiências com êxito da transmissão da voz humana, transmissão e recepção de sinais de telegrafia, e que utilizava a luz como veículo de transporte de informação de áudio.
Capela de Santa Cruz - Santana - São Paulo
Link:
Rua Voluntários da Pátria, n.2678.
Era o seu telefone sem fio. No dia 03 de Junho de 1900 levou à cabo, com presença de jornalistas, autoridades e também do representante do consulado britânico, o Sr. Percy Charles Parmenter Lupton, uma experiência registrada e publicada pelo "Jornal do Commercio" . A experiência deu-se entre dois pontos na capital Paulista.
Um dos pontos perfeitamente definido, onde ficava um dos aparelhos era no Colégio Irmãs de São José - hoje Colégio Santana (onde estudou outro campeão: Ayrton Sena) - na Rua Voluntários da Pátria, n. 2678
Telefone sem Fio - (Wireless Telephone) - Transmissão da Voz Humana através da Luz.
TRANSMISSOR DE ONDAS - (Wave Transmitter)
O segundo ponto sabe-se que foi na Avenida Paulista, e um dos pontos bem prováveis pelas condições exigidas pelo experimento é exatamente onde fica o Masp, onde em 1916 foi construído um Belvedere demolido na década de 50, justamente para permitir a construção do Museu.
Esse busto foi um presente de radioamadores portugueses da cidade do Porto, aos radioamadores brasileiros e foi trazido pelo ex-deputado estadual por São Paulo, o radioamador Murilo de Sousa Reis, PY2 AJN, recentemente falecido que escreveu um livro sobre Landell "Subsídios para saldar uma dívida".
A única homenagem que o Estado prestou a Landell de Moura foi através de um Decreto (952) de 16 de julho de 1992, que institui a Semana Landell de Moura que é comemorada de 05 a 11 de novembro.O busto do cientista está hoje na sede da LABRE - Liga de Radioamadores Brasileiros - seção São Paulo - no Bairro do Tatuapé, após ações do radioamadores que reivindicaram a sua posse, junto ao Masp, já que as autoridades não souberam compreender o alcance da homenagem.
O Transmissor e Recepetor de Telegrafia - (Wireless Telegraph)
No entanto achamos que a cidade lhe deve uma homenagem à altura de suas realizações, da importância de suas descobertas e que poderia ser através de um busto em uma praça pública já que há cidades do interior como por exemplo Piracicaba que lhe prestou essa homenagem.Quem sabe algum político mais informado possa tomar essa bandeira e apresentar um projeto nesse sentido.
Registramos aqui os esforços do (link) escritor e jornalista paulista B.Hamilton de Almeida que já escreveu vários livros sobre a vida e obra desse cientista sendo que um deles, recentemente foi traduzido para o alemão e publicado na Alemanha sob o título (link) "Pater und wissenschaftler" - Padre e Cientista - e também do paulista Ethevaldo Siqueira, que escreve sobre telecomunicações, que sempre em seus livros, faz referências a Landell de Moura.
Registramos também que alguns radialistas como Salomão Esper, José Paulo de Andrade, (link:) Reynaldo Tavares e Geraldo Nunes, do programa "São Paulo de todos os tempos", falam de seus inventos em datas correlatas.Precisamos fazer uma homenagem à altura da grandeza de São Paulo!
Réplica Funcional doTransmissor de Ondas -
construida por MarcoAuréliCardoso Moura 2004.
Link:
http://www.youtube.com.br/valumbrosius
Veja aqui alguns vídeos deste autor sobre
a obra de Landell de Moura.
Conheça um pouco de Landell de Moura - Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário