Movimento cria site para que Landell de Moura seja reconhecido como pioneiro das telecomunicações.
O padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura foi o pioneiro mundial das telecomunicações, mas perdeu a batalha de marketing para Guglielmo Marconi, que colou seu nome ao da invenção da radiodifusão. Erros históricos também podem ser reparados. É nisso que acredita o Movimento Landell de Moura (MLM), que acaba de colocar no ar um site http://www.mlm.landelldemoura.qsl.br – a fim de angariar adesões a um abaixo-assinado, que pretende o reconhecimento dos feitos científicos do padre Landell, ao menos no Brasil. E que sua obra seja incluída no currículo escolar brasileiro.
Embora tenha inventado o rádio antes de Marconi, obtido patentes no Brasil e nos Estados Unidos, e projetado a televisão e o teletipo muitos anos antes do que diz a história oficial, padre Landell não foi reconhecido em seu tempo, e é quase desconhecido nos dias atuais. Nem em seu país teve ou tem o reconhecimento devido.
O site do Movimento Landell de Moura (MLM) pode ser acessado em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e alemão – e contém dados e documentos relativos às invenções do Padre Landell, além da bibliografia existente e links para outros sites que relatam os feitos do cientista.
O abaixo-assinado é digital. O MLM não tem fins político-partidários, religiosos, financeiros ou de promoção pessoal. O intuito é sensibilizar o governo brasileiro para que seja reparada uma injustiça histórica cometida contra um genial inventor brasileiro. Um reconhecimento, aliás, que valoriza a ciência nacional. O MLM é uma iniciativa dos radioamadores Alda Niemeyer (PP5ASN) e Daniel Figueredo (PU6ESE), do jornalista e escritor Hamilton Almeida, e do professor de matemática e especialista em eletrônica industrial, Luiz Netto.
sábado, 18 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gostaria de entrar em contato com o Senhor. Apenas jogar conversa fora e absorver um pouco do seu conhecimento. Meu email é allaraujo@usp.br. Abração
Postar um comentário